Sons de Tábua | Moinhos

by Luís Antero

/
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.

about

Em setembro de 2014 apresentei no Centro Cultural de Tábua o meu Concerto Para Olhos Vendados. Neste contexto, propus-me realizar um concerto especial, construído quase na íntegra por sons provenientes da vila de Tábua e algumas aldeias do concelho, nomeadamente Vale de Gaios e Sevilha.

Este "Sons de Tábua (Moinhos)" constitui a segunda de 3 edições sonoras dedicadas a Tábua. Nele se escutam os sons característicos dos moinhos de água de Vale de Gaios (parte 1) e de Sevilha (parte 2) - moinhos de rodízio, neste caso - juntamente com os relatos na primeira pessoa dos moleiros Luciano Santos (Vale de Gaios) e Cassiano Sousa (Sevilha).

Paisagens sonoras e histórias ligadas a estes equipamentos de moagem tradicional, constituem o centro deste trabalho sonoro, funcionando, ao mesmo tempo, como documento de arquivo e documentação sonora para memória futura.
Aos senhores Luciano e Cassiano, o meu muito obrigado pelo tempo dispensado e momentos bem passados.

A próxima edição será sobre as Piscinas Municipais, onde gravei uma série de sons na casa das máquinas, geralmente fora do alcance do público.

Luís Antero | fev.2015

credits

released March 4, 2015

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero
Local/Location: Vale de Gaios e Sevilha (Tábua)
Fotos e capas/Photos & artwork: LA
Ano/Year: 2014
(cc) 2015

tags

license

about

Luís Antero Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the acoustic heritage of the areas of Beira Serra and Serra da Estrela, in Portugal...

+ info: www.luisantero.yolasite.com
... more

contact / help

Contact Luís Antero