We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
1.
2.
3.
4.

about

à Beira do som é uma parceria com a Oficina Frequência, um projecto da jornalista Sandy Gageiro (Antena 1, Antena 2, TSF, RUC, entre outros), que "surge da vontade de trabalhar com o som em várias frentes, especialmente com adolescentes e crianças" onde realiza "oficinas de rádio e clubes de leitura".

à Beira do Som é uma crónica sonora, com base nas várias paisagens sonoras da Beira. uma cartografia sonora e afectiva, da Beira Litoral à Beira Baixa.

tem periodicidade quinzenal (assim tentaremos, mas também pode ser de 3 em 3 semanas, que ninguém se chateará), e mais não é do que um pedaço de poesia sonora, estamos em crer, com a Beira como paisagem de fundo, uma paisagem que se vai alterando, dinâmica, mas também tradicional e carregada de identidade(s), com o som como guia, numa espécie de guardião da paisagem.

viagem connosco, à Beira do Som.

Luís Antero/Oficina Frequência
dezembro 2023


GUIA DE ESCUTA
(apontamentos para a viagem. sonora.)

à Beira do Som #1 (Relvas, Serra do Açor, Beira Serra)
Arrancamos - ou nascemos - hoje, nesta época festiva, com as sonoridades tranquilas da aldeia de Relvas, na Serra do Açor, Beira Serra.

à Beira do Som #2 (Alvoco das Várzeas, Serra do Açor, Beira Serra)
O vento guia-nos pelas árvores que protegem a margem do Rio Alvoco.
A aldeia, tranquilamente alojada com vista para o vale que leva à Serra da Estrela, vive entre levadas e rodeada de moinhos.

à Beira do Som #3 (Trancoso, Beira Alta)
Pela Beira Alta seguimos estrada fora até Trancoso, onde já se sente o Vale do Mondego e, não muito longe, a região demarcada do Douro. Ombro a ombro com as serras da Estrela e do Pisco. Escutemos, à beira do som, o que nos dizem as árvores e as aves nesta altitude.

à Beira do Som #4 (Reserva Natural do Paul de Arzila, Beira Litoral)
Uma encruzilhada de três concelhos: Coimbra, Montemor-o-Velho e Condeixa-a -Nova, leva-nos ao Paul de Arzila. Zona de passagem para aves migratórias, repouso para várias espécies, tem como símbolo, esta Reserva Natural, uma garça-vermelha. Sentemo-nos e ouçamos as águas, as folhas das aveleiras, dos carvalhos e sobreiros em mais uma viagem à Beira do Som.

credits

released December 26, 2023

Gravações Sonoras de Campo/Composição Sonora: Luís Antero
www.luisantero.yolasite.com
Voz e Textos: Sandy Gageiro
www.oficinafrequencia.com

license

tags

about

Luís Antero Portugal

Paisagista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the immaterial sound heritage of various areas of Portugal, through field recordings...
... more

contact / help

Contact Luís Antero

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like à Beira do Som, you may also like: