We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Lameiro

by Luís Antero

/
1.
Lameiro I 05:16
2.
Lameiro II 07:48
3.
Lameiro III 07:19
4.
Lameiro IV 04:22
5.
Lameiro V 13:50
6.
Lameiro VI 02:43
7.
Lameiro VII 15:03
8.
Lameiro VIII 14:59

about

Entre os dias 20 e 23 de abril, das 13:00 às 14:00, gravei a paisagem sonora do Lameiro, uma zona agrícola (e outrora social, também) da aldeia de Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital.
Desde 2014, no âmbito do festival Origens, promovido pela Liga de Travanca, que vou desenvolvendo um trabalho de arquivo e documentação sonora em torno da aldeia e do seu património material e imaterial.
Este lugar sonoro que dá pelo nome de Lameiro já em 2019 tinha sido escolhido para base da instalação sonora que apresentei no festival. Voltei agora lá e desta feita em época de confinamento social devido à Covid-19. Deste modo, este trabalho acaba por espelhar também alguns dos "sons do confinamento" que tivemos a oportunidade de escutar entre março e o inicio de maio. Uma paisagem sonora onde os sons da natureza (Geofonia) se sobrepõem aos sons produzidos pelo homem (Antropofonia) e onde, mais do que nunca, podemos distinguir essa diferença e dinâmica acústica.
Seria esta a paisagem sonora que o Lameiro teria entre as décadas de 40 e 70 do século passado, por exemplo? Alguns sons se ouviriam nessa altura, com certeza, outros não (o lavadouro há muito que não é usado como espaço social e o poço e a nora também há muito que não servem o seu propósito).
Esta é a paisagem sonora do presente, aquela que está viva e habita este espaço. Não é só o vento e a água que se escutam, assim como as rãs e as aves, mas também o homem na sua labuta agrícola diária, onde o tractor presta o dispensável auxilio ao trabalho. Mas é também o velho pastor que passa de burro e nos cumprimenta e que nos faz acreditar que o nosso trabalho é relevante.
O Lameiro é o espaço onde a memória colectiva de Travanca de Lagos se funde neste tempo presente; é o lugar sonoro onde o confinamento nos fez escutar com mais atenção a voz da natureza; o lugar onde podemos voltar uma e outra vez e continuarmos a ser surpreendidos na sua e pela sua dimensão acústica.

Luís Antero
06.2020

credits

released June 9, 2020

Titulo/Title: Lameiro
Autor/Author: Luís Antero
Fotografia/Photos: LA
Equipamento/Equipment: Zoom H6 + audio-technica BP4029 stereo shotgun mic
Design gráfico/Artwork: LA
(cc) 2020

para melhores resultados, aconselha-se o uso de auscultadores | for best results, please use headphones)

license

tags

about

Luís Antero Portugal

Paisagista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the immaterial sound heritage of various areas of Portugal, through field recordings...
... more

contact / help

Contact Luís Antero

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Luís Antero, you may also like: