We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

A​ç​or Amor | Vol​.​1: Relvas

by Luís Antero

/
1.
2.
na aldeia I 12:41
3.
na aldeia II 09:19
4.

about

Desde adolescente que percorro a Serra do Açor, primeiro com o meu pai, nas lides comerciais, depois sozinho, influenciado por aqueles tempos de descoberta, depois ainda com os meus filhos, dando-lhes a descobrir este pedaço de terra e de gente.
Para sempre ficará aquela expressão que eles, crianças feitas vislumbre, me atiraram do cimo do monte: "espera pai, estamos a ver o mundo!". E sim, o mundo cabe todo aqui, no Açor. Cabe-me a mim também, neste universo da artes dos sons, lhe prestar homenagem, através do lançamento de trabalhos de autor, quer aqui, nesta plataforma, quer em editoras online nacionais e internacionais.

Assim nasce esta ideia e série de trabalhos sonoros a que dei o nome de Açor Amor, sendo este primeiro volume dedicado à aldeia de Relvas, concelho de Arganil.
Aqui, já tinha gravado outras paisagens sempre que ali passava em direcção a Fajão e a outras aldeias das redondezas. O realizador Jorge Pelicano também aqui se deteve na gravação da arte sineira.
A aldeia convida a parar, a escutar e a gravar. Tem um pulsar poético e acústico únicos.

Esta série irá comportar gravações sonoras de campo originais, mas também composições, mais ou menos longas, produzidas através daquelas. Assim é com este primeiro volume e assim será com os restantes.
No presente trabalho sonoro, fiz gravações sonoras em dois pontos distintos da aldeia e também no local de Parrozelos, onde se situa o moinho e lagar, cujos proprietários são de Relvas.

Não se trata de um arquivo sonoro da aldeia, longe disso, apenas a captação de uma certa poesia sonora, o registo de um pedaço de identidade de Relvas através dos seus sons, das suas paisagens e marcos sonoros, numa tarde amena de novembro.

+ info: pt.wikipedia.org/wiki/Relvas_(Arganil)

Luís Antero
dezembro, 2023

credits

released December 8, 2023

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero
Local/Location: Relvas, Arganil
Ano/Year: 2023
Foto de Capa/Cover Photo/Design: LA
Equipamento/Equipment: Roland R26 e Zoom H2N + 3Dio binaural mics
(cc) 2023

(para melhores resultados, aconselha-se o uso de auscultadores | for best results, please use headphones)

license

tags

about

Luís Antero Portugal

Paisagista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the immaterial sound heritage of various areas of Portugal, through field recordings...
... more

contact / help

Contact Luís Antero

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Luís Antero, you may also like: