Ratoeira_Danças na Água_2012

by Luís Antero

/
1.
2.
3.

about

Ratoeira_Danças na Água_2012

Uma das propostas que em 2012 enviei à associação PédeXumbo com vista à minha participação no festival Danças na Água/Andanças 24 constava de uma oficina de gravações sonoras de campo.
A oficina decorreu na aldeia de Ratoeira (Celorico da Beira), onde o festival estava instalado, e teve como tema genérico o elemento água e as suas manifestações e relações sonoras com a aldeia e os seus habitantes.
Deu-se, assim, importância ao som da água das fontes públicas da aldeia, nos depósitos e nas levadas, com o uso de gravadores digitais e microfones externos. Para além da água, deu-se, naturalmente, igual importância aos sons quotidianos da aldeia: o sino que toca as “almas” e chama os devotos para a igreja ou o tráfego da aldeia e as conversas entre os populares. A experiência de ir tomar banho ao rio pela voz das crianças marca também presença, assim como, nas faixas 2 e 3, se dá a voz a alguns habitantes mais velhos para deles se escutarem histórias de um tempo que há muito já passou, mas que se afiguram importantes em termos da memória colectiva da aldeia.
Ratoeira_Danças na Água_2012, a peça sonora que aqui se apresenta, é o resultado, livre e criativo, da oficina de gravações sonoras de campo que levámos a cabo.
As gravações, individuais ou em conjunto, foram realizadas por Mónica Mendes, Ana Beatriz Pestana, Maria José Martins, Pedro Ângelo e Pablo Almazan, aos quais agradecemos, desde já, o empenho e interesse demonstrados.
Agora que mais uma edição do festival Andanças está à porta e com ele uma nova oficina de gravações sonoras de campo, parece-nos pertinente a publicação pública online deste trabalho sonoro, tal como tinha ficado prometido.

+ info: www.andancas.net/2013/pt/prog/250/

Luís Antero | agosto 2013

credits

released August 12, 2013

Gravações sonoras de campo: Luís Antero (cood.), Mónica Mendes, Ana Beatriz Pestana, Maria José Martins, Pedro Ângelo e Pablo Almazan
Edição/Produção: Luís Antero
(cc) 2013

fotos: luisantero.tumblr.com/post/58096022020/123-ratoeira-dancas-na-agua-2013-fotos

tags

license

about

Luís Antero Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the acoustic heritage of the areas of Beira Serra and Serra da Estrela, in Portugal...

+ info: www.luisantero.yolasite.com
... more

contact / help

Contact Luís Antero