We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.

about

(para melhores resultados, aconselha-se o uso de auscultadores | for best results, please use headphones)

Este trabalho sonoro comporta gravações realizadas nas aldeias de Barroca, Bogas de Cima, Capinha, Castelejo, Fatela, Lavacolhos, Soalheira, Souto da Casa, Telhado, concelho do Fundão, e na própria cidade. São paisagens sonoras da Quadragésima, Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, realizadas em 2004, 2005 e 2016 por António Santos, Leonor Narciso, Miguel Pereira, Miguel Rainha e Luís Antero.

Procissão dos Penitentes (Lavacolhos)

Este é um evento sonoro. Um evento sonoro na fé e na tradição da aldeia de Lavacolhos, no concelho do Fundão.
Tocam as badaladas da meia noite e logo de seguida abre-se a porta da igreja, de onde sai ‘Cristo’, que arrasta uma grande e pesada corrente de ferro, e logo atrás um conjunto de homens (rapazes) vestidos de branco da cabeça aos pés e sem que lhes vejamos o rosto, porque ninguém pode saber quem são. Assim manda a tradição.
Este é um evento sonoro. As luzes da rede pública da aldeia apagam-se à meia noite, entrando a aldeia numa escuridão fria, porque especialmente fria estava também esta noite da Procissão dos Penitentes, a 24 de março de 2016, incluída na 14ª edição da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão.
(www.cm-fundao.pt/municipionews/quadragesima_2016)
Ferro e madeira são os elementos materiais que conferem som a esta procissão única, que se estende ao longo de quase 50 minutos pela aldeia de Lavacolhos, começando e acabando na igreja matriz. Nesta peça sonora escutam-se 42 minutos, optando neste trabalho por retirar algumas interferências sonoras que surgiram durante o processo de gravação, principalmente vento, mas deixando todos os outros que estiveram presentes (uma máquina fotográfica, uma viatura que a determinada altura atravessa aldeia…) por forma a não retirar a dinâmica e a cronologia da acção.
José Bernardo Silva da Cunha Pascoal, na sua dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Antropologia - "A Procissão dos Penitentes: Mudança numa comunidade da Beira Baixa" - do Departamento de Antropologia da Escola de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Universitário de Lisboa, tendo por base esta manifestação etnográfica na aldeia de Enxabarda, concelho do Fundão, consagra um capítulo à “Quaresma na Beira Baixa: exemplos comparativos e contextualizantes”, onde são particularmente focados e explicados os Penitentes de Lavacolhos, para o qual sugerimos a leitura atenta, através da seguinte ligação: repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19214/1/master_jose_cunha_pascoal.pdf

Procissão do Senhor da Cana Verde (Fundão)

Pelas ruas do Fundão seguem centenas de pessoas, acompanhadas por música filarmónica pascal. É a Procissão do Senhor da Cana Verde com passagem pelas Ermidas, sete no total, onde podem ser visualizados “quadros vivos da vida de Cristo”. Esta celebração “representa Cristo no momento em que o Governador Romano o pôs a ridículo, colocando-lhe na mão um simulacro de cetro (uma cana verde)”.
As duas peças sonoras que aqui se apresentam retratam partes desta celebração, ocorrida a 24 de março de 2016, quinta feira santa.

Luís Antero
03.2020

Coleção Património Sonoro do Fundão
ORATÓRIO DAS ALMAS
 
Entre 2004 e 2005, no âmbito da preparação e concepção da Quadragésima – Ciclo das tradições da Quaresma e Semana Santa do Concelho do Fundão, António Luís dos Santos, Leonor Narciso, Miguel Pereira e Miguel Rainha, registaram de uma maneira não académica várias sonoridades de manifestações religiosas: cânticos e tradições da Quaresma de algumas aldeias do concelho, iniciando assim um documento sonoro.
 
O ano de 2019 será o início da difusão desses registos sonoros, através do lançamento por fases da COLECÇÃO ORATÓRIO DAS ALMAS, organizada em nove áreas: Antigas orações, Documentários sonoros, Dramas litúrgicos, Ladainhas, Lamentações, Martírios, Penitências, Regrar dos Passos, Sermões medievais. O trabalho que aqui se apresenta é dedicado aos cânticos das Encomendações das Almas e cânticos dos Martírios.

António Santos, Leonor Narciso, Miguel Pereira e Miguel Rainha

credits

released April 12, 2020

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero / António Santos, Leonor Narciso, Miguel Pereira e Miguel Rainha
Local/Location: Barroca, Bogas de Cima, Capinha, Castelejo, Fatela, Lavacolhos, Soalheira, Souto da Casa, Telhado e Fundão
Ano/Year: 2004, 2005 e 2016
Foto de Capa/Cover Photo: Câmara Municipal do Fundão
Artwork: LA
Equipamento/Equipment: Zoom H5 + audio-technica BP4029 stereo shotgun mic / outro/other
(cc) 2020, Câmara Municipal do Fundão

(para melhores resultados, aconselha-se o uso de auscultadores | for best results, please use headphones)

license

tags

about

Luís Antero Portugal

Paisagista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the immaterial sound heritage of various areas of Portugal, through field recordings...
... more

contact / help

Contact Luís Antero

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Paisagens Sonoras da Quadragésima, you may also like: