We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
1.
2.
3.
4.

about

No âmbito do programa "Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade", uma parceria do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube com o Convento São Francisco, na cidade de Coimbra, foram realizadas várias oficinas em torno do universo da Escuta Criativa e das Paisagens Sonoras da cidade, entre elas o Passeio Sonoro "Entre Margens", entre o Convento São Francisco e a Baixa de Coimbra, e as "Ilustrações Sonoras da Cidade", na companhia da arquitecta e ilustradora Ana Fróis, onde, depois de uma primeira fase de gravações sonoras realizadas na Baixa de Coimbra (principalmente), foram produzidas várias ilustrações com base nesse universo acústico e gravado da cidade (a capa deste trabalho sonoro é um pormenor de uma dessas ilustrações, da autoria de Kénia Francisco).

Entre os muitos motivos de interesse deste programa único, que decorreu em Coimbra entre 25 de junho e 24 de setembro, o público podia encontrar também, no Convento São Francisco, o dispositivo interactivo Mobiliário Sonoro 01 (MS01), desenvolvido em parceria entre o JACC e o Computacional Design and Visualization Lab, do Cognitive and Media Systems Group, Centro de Informática da Universidade de Coimbra, onde teve a oportunidade de conhecer parte do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra, a partir da interacção com este mobiliário. Entre o abrir e fechar de gavetas, jogando com os diversos níveis de volume existentes e as próprias dinâmicas sonoras das gravações realizadas, as Paisagens e Marcos Sonoros da cidade de Coimbra ganharam nova forma, porque interactiva, junto do público interessado que, de outra forma, não teria possibilidade de acesso ao mesmo (a sua versão definitiva estará brevemente disponível em site próprio).

O trabalho que aqui se apresenta é dividido em duas partes: 2 peças sonoras com base na oficina Ilustrações Sonoras da Cidade, realizadas por Kénia Francisco, Inês Rocha, Pedro Silva, Ana Teixeira, Mariana Keating, Ana Leandro, Rosa Balreira, João Semedo e Gilberto Pereira; e o Concerto Paisagens Sonoras da Cidade, que eu e o Pedro Martins (um dos elementos pertencentes à equipa que concebeu o MS01) demos no Convento São Francisco e que marcou o terminus desta jornada magnifica em torno do som, das paisagens e marcos sonoros da cidade, da escuta criativa, da pedagogia sonora, aqui dividido em 2 partes, dado o limite de upload por faixa desta conta bandcamp.

Pessoalmente, agradeço a todas e a todos os que participaram nas oficinas e que marcaram presença nos concertos, a toda a equipa técnica do Convento São Francisco e, principalmente, ao José Miguel, director do JACC e à Catarina Pires, coordenadora do Serviço Educativo do JACC, principal responsável por todo este programa único. Ao Pedro Martins, um abraço também especial pela coragem e participação no concerto que, espero, não fique por aqui e possa ser apresentado noutros espaços da cidade e do país.
Também um abraço grande à Raquel Castro e ao Carlos Alberto Augusto por terem partilhado do seu saber e amizade na tertúlia dedicada ao Dia Mundial da Escuta, uma das acções do programa "Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade".

Bem-Hajam!

Luís Antero, 10/2017

credits

released October 22, 2017

Gravações sonoras de campo/Field Recordings: Kénia Francisco, Inês Rocha, Pedro Silva, Ana Teixeira, Mariana Keating, Ana Leandro, Rosa Balreira, João Semedo e Gilberto Pereira
Coordenação: Luís Antero
Local/Location: Convento São Francisco e Baixa de Coimbra (Coimbra, Portugal)
Data/Date: 23 e 24 de setembro 2017 / september 23 & 24 2017
Equipamento/Equipment: Zoom H5 + audio-technica BP4029 stereo shotgun mic + ZoomH4 + ZoomH2n
Capa e Fotos/Cover Design & Photos: Luís Antero/Kénia Francisco
Produção/Production: Serviço Educativo do Jazz ao Centro Coimbra/Convento São Francisco
(cc) 2017

(para melhores resultados, aconselha-se o uso de auscultadores | for best results, please use headphones)

license

tags

about

Luís Antero Portugal

Paisagista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the immaterial sound heritage of various areas of Portugal, through field recordings...
... more

contact / help

Contact Luís Antero

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Paisagens Sonoras da Cidade (Coimbra, 2017), you may also like: