Os Sons da Nossa Aldeia

by Luís Antero

/
1.

about

Anualmente, a 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em 2013 quisemos assinalá-lo de forma diferente, através da arte dos sons, e realizámos uma oficina de gravação sonora de campo (field recordings) com alguns dos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Galizes (Oliveira do Hospital, Coimbra). “Os Sons da Nossa Aldeia”, o trabalho sonoro que aqui se apresenta, é o resultado artístico dessa oficina.

Um obrigado muito especial à Armanda, à Maria José, ao Pedro, ao Sandro, ao Nuno e à monitora à Sandra Marques por terem participado nesta oficina e gravado os sons presentes neste trabalho.

Aos habitantes da aldeia, pela sua simpatia e disponibilidade, o nosso muito obrigado também.

Sons gravados (ordem aleatória): tráfego; água da “Fonte do Plátano”; vento; cães; crepitar da fogueira; jipe; no café e depoimentos do Sr. João; no café e depoimentos do Sr. Pinto; depoimentos da Sra. Maria Costa; depoimentos da Sra. Maria Adélia; patos; galinhas; porcos; depoimentos no lavadouro; água do lavadouro; na carpintaria e depoimentos do Sr. Fernando; água da “Fonte do Lavadouro”

Gravações sonoras de campo: Luís Antero (cood.), Armanda, Maria José, Pedro, Sandro, Nuno
Monitora: Sandra Marques
Edição/Produção: Luís Antero
(cc) 2014

Contexto:
No âmbito da Semana da Igualdade, promovida em novembro e dezembro de 2013 pela ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, através do projecto “Expandir Mais Oportunidades”, o Município de Oliveira do Hospital, através do projecto “Igualdade Local, Cidadania Responsável”, promoveu uma oficina de gravação sonora de campo, sob a minha coordenação, denominada “Os Sons da Nossa Aldeia”, como forma de comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala anualmente a 3 de dezembro.

Agradecimentos: ADIBER, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Santa Casa da Misericórdia de Galizes

Links:
www.scmgalizes.com/site/cao.html
www.facebook.com/expandirmaisoportunidades?fref=ts
www.facebook.com/igualdadelocal.cidadaniaresponsavel?fref=ts

credits

released March 4, 2014

tags

license

about

Luís Antero Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the acoustic heritage of the areas of Beira Serra and Serra da Estrela, in Portugal...

+ info: www.luisantero.yolasite.com
... more

contact / help

Contact Luís Antero