Memória | Travanca de Lagos

by Luís Antero

/
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.

about

A memória é o tema central deste 3º trabalho de arquivo e documentação sonora da aldeia de Travanca de Lagos (Oliveira do Hospital), no âmbito da edição de 2014 do Origens - Festival Cultural de Travanca de Lagos.

Alguns habitantes da aldeia, homens e mulheres com sentido de pertença à terra, na sua imensa generosidade e com memória iluminada, falam sobre outros tempos vividos na aldeia, desde o trabalho ganha pão até aos tempos livres, onde os bailes de roda e o teatro tinham lugar de destaque.
Desse tempo ficaram imensas referências que servem hoje para outros agentes da aldeia colocarem mãos à obra e realizarem um festival cultural que se serve, justamente, do passado, destas memórias vividas e vivas, e as coloca no presente, (re)contextualizadas.

O meu muito obrigado ao Tiago Cerveira, em primeiro lugar, por me saber guiar pelas ruas e pessoas da sua aldeia e a todos e todas aqueles/as que simpaticamente colaboraram para este trabalho, nomeadamente, Alice Pinto, Ivo Pereira, Sinita e Carlos Martins, Arnaldo Figueiredo e José Pereira.

Luís Antero | março 2015

credits

released March 16, 2015

Gravações Sonoras de Campo/Field Recordings: Luís Antero
(Tiago Cerveira na Faixa 2)
Local/Location: Travanca de Lagos (Oliveira do Hospital)
Fotos e capa/Photos & artwork: TC/LA
Fotos: luisantero.tumblr.com/post/113824229001/184-memoria-s-travanca-de-lagos-as-fotos
Ano/Year: 2014
(cc) 2015

tags

license

feeds

feeds for this album, this artist

about

Luís Antero Portugal

Artista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo...

Sound artist. Since 2008 he develops an ongoing project in collecting the acoustic heritage of the areas of Beira Serra and Serra da Estrela, in Portugal...

+ info: www.luisantero.yolasite.com
... more

contact / help

Contact Luís Antero